top of page

Não sei o que fazer.
Onde posso procurar ajuda?

Podemos procurar ajuda nos seguintes locais:

Escola

É possível conversar com os profissionais da escola da criança e/ou do adolescente para que eles orientem e  encaminhem o caso.

Unidade de saúde mais próxima

Em caso de suspeita ou confirmação de violência sexual, a equipe da Unidade Básica de Saúde (postinho), vai realizar o acolhimento e tomar as providências necessárias diante da situação apresentada. Caso a violência tenha envolvido penetração ou contato com as secreções do agressor, leve a vítima imediatamente a um Pronto Socorro, para que receba a profilaxia para doenças e infecções  sexualmente transmissíveis, cuidados para possíveis machucados no corpo e no caso das meninas que menstruam, profilaxia para evitar a gravidez.

CRAS

(Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da moradia da vítima. Nesse equipamento a equipe de assistentes sociais e psicólogos podem te orientar e encaminhar para os serviços necessários.

 

Conselho Tutelar de sua cidade

O Conselheiro Tutelar vai receber a situação e aplicar medidas de proteção, encaminhando para os serviços necessários que vão apurar a denúncia, cuidar da saúde física e mental, das necessidades da inclusão em serviços e programas, podendo por lei  requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Se a violência sexual foi cometida por pais ou responsáveis legais, o Conselho Tutelar aplicará medidas aos pais, conforme o artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Delegacia de Polícia Civil

Para iniciar a responsabilização do agressor, é necessário o registro de um Boletim de Ocorrência. Será colhido depoimentos dos envolvidos. A delegacia deverá encaminhar para outros serviços. Quando necessário, pode oferecer também proteção policial, transporte e tomar as medidas para o afastamento do agressor do lar.

bottom of page