top of page

Com quem acontece a violência
sexual?

Você sabia que a violência sexual trata-se de um crime que acontece na maioria dos casos na infância e no início da adolescência? Mas, pode acontecer com qualquer um, independente da idade, se é menino ou menina, pobre ou rico, da cor da pele, da religião que segue e da orientação sexual.

A maioria dos casos vira um segredo bem guardado com um muro do silêncio difícil de quebrar. Muitas pessoas não contam para ninguém, por desconhecer, não saber o que fazer, medo, vergonha, ameaça, culpa, humilhação, sedução e outros motivos.

Entre os casos denunciados no Disque 100, de 2017 a 2020 no Brasil, 81% tinham até 14 anos (145 mil casos). Muito né?

As meninas foram e continuam sendo a grande maioria das vítimas e entre elas, o maior percentual de casos (47%) acontece na faixa etária de 10 a 14 anos de idade. Entre os meninos, 59% dos casos aconteceram na faixa etária de até 9 anos.

A violência sexual acontece muito mais dentro de casa e o responsável pelo crime, na grande maioria das vezes, é uma pessoa conhecida da vítima - pai biológico, seguido de padrasto. A violência por desconhecidos acontece também, mas em menor número.

As mulheres também podem ser agressoras sexuais, mas aparecem em pouquíssimos casos. Na quase totalidade dos casos é um homem quem comete a agressão.

Na internet, também tem muitos perigos, não se esqueça.

Tem uma lei, a LEI Nº 12.650, DE 17 DE MAIO DE 2012, que mudou o Código Penal com relação aos crimes contra a dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes. As vítimas de estupro (não é só com penetração) possuem até 20 anos após a prática dos crimes para denunciarem o agressor. Ou seja, uma criança de dez anos que sofreu abuso sexual, que não tenha aberto processo criminal,  tem até seus trinta anos para ir atrás da justiça.

bottom of page